Pesca de Praia - Leitura da praia

Achei um post muito interessante do Vladimir Ferreira (muito fera e respeitado em pesca de praia) no forum pescaki.com, sobre a leitura da praia para se fazer arremessos em locais específicos:

-----------------------------------------------------------

Em vários posts tenho mencionado a importância de se fazer a “leitura” da praia para obter melhores resultados em nossas pescarias.

Aproveitando uma pescaria bem sucedida que realizei em maio, aproveitei para fazer algumas fotos para tentar explicar algumas maneiras para se fazer esta "leitura", buscando localizar canais paralelos e buracos. Infelizmente mesmo com a ajuda de um guarda vidas, que estava com um Jet Ski não foi possível encontrar nenhum canal de retorno ou lagamar. Mas isto não será esquecido e assim que for possível volto a comentar sobre eles, que também são importantes, inclusive no que se refere a segurança pessoal.

Na maioria das praias esta leitura é possível de ser feita claramente, particularmente prefiro fazê-la na maré baixa. Depois de identificados, se for possível é onde deveremos nos posicionar para pescarmos. 

Claro que é apenas mais um detalhe, mas que poderão nos ajudar muito na obtenção de bons resultados, principalmente se aliados a outros detalhes que já foram tratados anteriormente por aqui, tais como, iscas certas, equipamentos adequados, maré e etc.

Primeiro vamos tentar visualizar onde está o primeiro canal que é muito produtivo nas marés altas. Na foto abaixo veja que a onda se formou (linha verde) é onde está o início do banco de areia, a onda irá por alguns segundos permanecer com bastante espuma, depois em um determinado momento ela começa a perder esta espuma e a formar uma crista lisa (linha vermelha), aí neste ponto começa o primeiro canal (canal de beira), ela irá percorer mais alguns segundos (metros) e bater novamente em uma parede de um novo banco de areia e assim levantar, aí será o final deste canal e a seguir quebrar, formando novamente espumas. No primeiro canal as espécies mais comuns são os robalos, as betaras (pt's), paratis barbudo, pampinhos e galhudos.


Imagem Postada


Para a identificação do segundo canal o processo de observação e visualização é o mesmo, sendo que normalmente ele é mais visível e mais largo, veja que nesta foto não existe um primeiro canal, pois em seu lugar se formou um lindo buraco, mas que estarei mostrando melhor na próxima foto. No segundo canal são encontrados os grandes pampos, corvinas, xaréus e peixes recifais se for próximo a alguma costeira.


Imagem Postada 


Vejam que após o final do segundo canal temos um grande espaço onde as ondas não voltam a se formarem deixando bem definido a existência de um grande buraco, sem dúvida alguma costumam serem os melhores pontos e onde poderão ser capturadas todas as espécies que normalmente frequentam esta praia.


Imagem Postada


Devemos sempre fazer arremessos precisos para que a chumbada fique posicionada dentro destas faixas, podendo ficar próxima aos barrancos ou no centro. Sendo que próximo aos barrancos os riscos da chumbada enterrar é muito grande, pois é onde há uma maior movimentação de areia. O ideal é montarmos dois equipamentos, um mais leve para explorar o primeiro canal e um mais pesado para o segundo.

Claro que descrevendo, a coisa parece ser bem simples, mas com o passar do tempo, sempre procurando fazer esta "leitura", através da observação e principalmente pela avaliação, isto vai acabar se tornando um hábito e de fácil identificação.

Segue o link deste post no forum pescaki.com: http://www.pescaki.com/index.php?/topic/27236-leitura-da-praia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário