Montagens - Minhocas artificiais

Abaixo, algumas dicas para montagens para pesca com minhocas artificiais, mais conhecido como RIG.
Este sistema é muito bom para a captura de black-bass e traíras.

clique na foto para aumentar


Montagem 1: Texas rig. Utiliza peso tipo "bala" e anzol offset. O peso fica livre na linha.
Das mais antigas, esta montagem tem sido sempre utilizada para "varrer" grandes áreas limpas e profundas, sem estruturas, em situações de dificuldade em encontrar o peixe. Também pode ser usada em áreas mais rasas. É a preferida de alguns mestres pescadores do nosso querido "Diabinho Verde".

Montagem 2: Flórida rig. Semelhante ao texas, mas o peso tipo "bala" fica preso junto ao anzol, geralmente com um pedaço de palito de dente.

Montagem 3: Doodling ou Shacking rig. Variação do Texas, mas adicionando entre o anzol e o peso, uma miçanga que pode ser de plástico, vidro, cerâmica, cristal ou outro material. Utilizando para gerar barulho e chamar a atenção do peixe.

Montagem 4: Carolina rig. Consiste em deixar o peso, do tipo "bala" livre na linha, porém, distante do anzol, que é do tipo offset. Pode também se utilizar miçanga (montagem 5) similar a montagem Doodling.

Montagem 6: Weightless rig. Muito parecido com a montagem Texas, porém, sem peso algum. Nesse caso, utiliza-se iscas floating ou suspending de cores chamativas.

Montagem 7: Down Shot Rig. Diferente das outras montagens, o peso específico para essa montagem fica fixo na base da linha e o anzol (tipo offset ou shinu) fica preso de 30 a 50 cm acima, com a ponta voltada para cima. Tanto pode-se utilizar a montagem tradicional, parecido com a Texas (anzol offset) como pode ser utilizado o anzol tipo shinu e iscas a worm apenas pela cabeça, deixando a ponta do anzol exposta.

Montagem 8: Split Shot rig. Parecida com a Carolina rig, o peso fica acima da worm, porém, este é específico (fendado) e é fixo na linha. A sua fixação é feita apertando o peso, tomando o cuidado para não apertar demais e "machucar" a linha.

Montagem 9: Jig rig. Nessa montagem, utiliza-se um jig head, que pode ter peso variado, dependendo das condições. Essa montagem pode se utilizar minhocas normais, como também minhocas para o sistema "wacky".

Montagem 10: Wacky rig. Nessa monagem, utiliza-se um anzol menor que o offset tradicional ou até mesmo um anzol do tipo shinu. A principal diferença está na worm, que é específica para esse tipo de montagem e, ao invés de ser presa pela ponta, é presa pelo meio do corpo.

Pra quem não conhece muito estes sistemas, aconselho a começar pelo texas rig, que é fácil fazer e é o mais usado.





Pra mais detalhes, acessem o forum pescaki.com: http://www.pescaki.com/index.php?/topic/224-montagens-rigs-mais-usuais-para-a-pesca-de-basses/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário